Saltar para o conteúdo principal da página banner

Inovação na Gestão Pública: Desenho de Serviços

  18h
2020 novembro 25

Objetivos
- Capacitar os participantes para a compreensão, criação e desenvolvimento de serviços inovadores;
- Repesar os serviços públicos com base nas necessidades, motivações e comportamentos de cidadãos e funcionários;
- Desenvolver a capacidade de aplicar várias ferramentas para descoberta e resolução de problemas associads aos serviços públicos, a fim de inovar e gerar novas propostas de valor;
- Dinamizar projetos de inovação no âmbito dos serviços públicos, através da liderança e faciltação de novas formas de trabalhar adoptadas pelas equipas de projeto.
Enquadramento
As ferramentas e processo de design têm provado ser bastante adequadas no que toca a entregar valor para o cidadão (o utilizador final) através de serviços públicos que respondam às suas necessidades e expectativas. A fim de perceber de que forma as dimensões do serviço afectam o cidadão, este é colocado no centro do processo. É a partir desse ponto de partida, focado no que os cidadãos realmente precisam, que se criam novos serviços, ou otimizam e melhoram serviços existentes.

O módulo “Desenho de Serviços” é uma oficina prática que, apesar de ser implementado em regime de eLearning, pretende desenvolver as competências práticas fundamentais ao processo de (re)desenho de serviços públicos, com uma forte componente de experimentação e de investigação no terreno.

De modo a dar resposta às contingências do atual contexto social e, mesmo assim, entregar uma capacitação com uma forte componente prática e colaborativa, foi adoptado um modelo pedagógico misto que combina diferentes abordagens com sessões online síncronas, auto-estudo e trabalho colaborativo a distância.
Material de Apoio / Metodologias
De modo a dar resposta às contingências do atual contexto social e, mesmo assim, entregar uma capacitação com uma forte componente prática e colaborativa, foi adoptado um modelo pedagógico misto que combina diferentes abordagens:
- Sessões online síncronas:
Sessões em formato de reunião utilizando o MS Teams. Nestas sessões serão apresentados conceitos base, lançadas as atividades de grupo e realizadas apresentações de resultados. Nestas sessões, o trabalho prático colaborativo será desenvolvido na aplicação MURAL mediante link de acesso específico para cada grupo.
- Auto-estudo:
Leitura de conteúdos pedagógicos e outros recursos de suporte. Estes materiais estão disponíveis na plataforma da Academia AMA.
- Trabalho colaborativo:
Sessões de trabalho em grupo a desenvolver em salas específicas nas aplicações MS Teams e MURAL, e na implementação, no terreno, de atividades com partes interessadas.
Conteúdos programáticos
Capacitação para a compreensão, criação e desenvolvimento do desenho de serviços inovadores e para a geração de novas propostas de valor | Ferramentas para o (re)desenho de serviços públicos para cada fase de um projeto experimental | Projetos de inovação no âmbito dos serviços públicos, através da liderança e facilitação de novas formas de trabalhar adotadas pelas equipas de projeto
Destinatários
Técnicos e Dirigentes de entidades da Administração Pública.